Chame isso de coincidência de casting, ou chame de destino. Nos seus dois filmes que estão estreando no Sundance Film Festival desse ano, Kristen Stewart interpreta uma fugitiva de 16 anos de idade.
Para o ousado drama “Welcome to the Rileys,” a estrela da Saga “Twilight” habita um papel um tanto quanto diferente de Bella Swan, a personagem paciente, amante de vampiros, que fez de Stewart um ícone internacional. Ela interpreta Mallory, uma garota de programa e stripper, com figurino de uma estrela pornô e um rosto coberta de maquiagem cuja franqueza sexual poderia fazer um caminhoneiro corar.
No drama intenso “The Runaways”, enquanto isso, Stewart representa a real, rockeira punk Joan Jett, que ajudou a fundar a banda de rock só de garotas chamada — você adivinhou — The Runaways, aos 16 anos. No filme, a personagem de Stewart usa cocaína, se pega com a colega de elenco Dakota Fanning, e bêbada, urina em uma guitarra elétrica.
Ainda que o quociente de choque dos dois personagens sejam difíceis de serem negados, mesmo que a atriz que as habita não fosse um sinônimo de um nome de um chefe de família, com esquisitos desejos românticos (e vampiros), nenhum dos seus papéis poderiam combinar com a influência da vida real de Stewart no festival desse ano. Como foi amplamente informado, ela é a não oficial “Sra. Sundance” de 2010: a protagonista conhecida que aparece em pelo menos dois dos filmes mais bem cotados do festival.